top of page
  • Foto do escritorVanessa Turella

10 funções do Instagram que (talvez) você não conheça



Sabe aquele perfil que você segue no Instagram só por educação, mas não quer acompanhar seus stories? Ou em algum momento você quis retirar uma publicação do seu feed, mas não gostaria de excluir totalmente do seu Instagram? Existem alguns recursos disponíveis pela plataforma que talvez você ainda não conheça.


A verdade é que a rede social do Instagram se tornou muito utilizada entre os usuários da internet pelo mundo. Além dos perfis pessoais que servem para compartilhar os momentos do dia a dia, o Instagram se tornou uma ferramenta muito útil para empreender também.


E o mais interessante é que a plataforma possibilita diversos recursos que poucas pessoas conhecem. Por exemplo, ajudar o algoritmo a mostrar só o que você gosta na sua timeline, conferir todos os posts que você já curtiu ou remover suas marcações de fotos dos amigos. As possibilidades são diversas. Confira, a seguir, dez recursos do Instagram pouco conhecidos pelos usuários.



1. Seguir hashtags

A opção possibilita que todas as publicações realizadas com a hashtag que você passou a seguir apareçam no seu feed. Por exemplo, se você é da área de marketing e deseja ficar por dentro das publicações do mundo do marketing digital, você tem duas maneiras para começar a segui-la: 1- Basta clicar na hashtag que você encontrou em alguma publicação e clicar no botão seguir; 2- Ou no campo explorar, digite a hashtag que deseja e escolha a opção seguir. Prontinho!



2. Silenciar Stories e publicações de pessoas que você não quer ver

Para não acompanhar histórias de pessoas indesejadas, o Instagram permite ocultar os Stories desses contatos. Ao escolher essa configuração, as histórias deixarão de aparecer no carrossel superior da ferramenta e aparecerão no final da fila com uma cor diferente das demais.


Para isso, basta localizar no carrossel de Stories o perfil no qual deseja silenciar. Ao clicar na foto de perfil é preciso pressionar para abrir uma janela com as opções Ver perfil e Silenciar. Você pode escolher se desejar ocultar somente os Stories ou também suas publicações. Também é possível realizar o procedimento diretamente no perfil da pessoa, tocando em Seguindo e depois em Silenciar.



3. Receber notificações de posts, Stories, vídeos ao vivo e IGTV

Se você quer ficar por dentro das novas publicações de um contato muito querido, é só ativar as notificações de posts. Para ativar a função, siga o passo a passo: >abra o perfil do contato; >toque em Seguindo e vá em Notificações. Além dos posts do feed, o Instagram também envia notificações de novos Stories, vídeos ao vivo e do IGTV, se for da sua preferência, claro!



4. Remover suas marcações de fotos dos amigos

Sabe aquela foto que você foi marcado, mas, sinceramente, não gostou? É possível remover a marcação de forma fácil. Basta acessar a foto, tocar na tag com seu nome de usuário e escolher a opção Remover-me da publicação. Dessa forma, a foto não exibirá mais o link para na sua conta.



5. Ver todas as fotos que você curtiu

A plataforma permite visualizar todas as fotos e vídeos que você já curtiu na rede social. Através do histórico completo em ordem cronológica, da mais recente para a mais antiga. Confira o passo a passo para acessar: > no seu perfil, abra o menu de configurações; > vá em Conta e abra a seção Publicações que você curtiu.



6. Usar várias contas ao mesmo tempo

Se você possui mais de uma conta no Instagram, agora vai descobrir que é muito fácil ficar logado em todas ao mesmo tempo pelo mesmo celular. Para isso, acesse o menu de configurações e toque em Adicionar conta. Para alternar entre elas, basta tocar no nome de usuário que fica localizado acima do seu ou pressionar a sua foto de perfil do menu inferior. Depois, é só escolher a conta desejada para trocar imediatamente.



7. Criar sua Tag de Nome

A Tag de Nome do Instagram é um código de barras que identifica o perfil do usuário. Dessa forma, fica mais fácil compartilhar o seu perfil para que mais pessoas passem a te seguir. Cada pessoa pode personalizar sua Tag de Nome, com seu nome de usuário, selfies ou emojis diferentes. Para criar a sua, acesse o menu de configurações e vá em Tag de Nome.



8. Compartilhar um perfil com seus amigos

Você pode compartilhar o perfil desejado através do próprio Instagram ou através de outros canais de comunicação, por exemplo, o WhatsApp. Basta acessar o perfil que quer compartilhar, clicar nos três pontinhos suspensos no canto direito e clicar em Compartilhar esse perfil. Se você desejar compartilhar em outros canais, apenas é necessário clicar em Copiar URL do perfil, e claro, depois colar onde desejar.



9. Arquivar suas publicações

Clique na publicação que você deseja arquivar e clique nos três pontinhos suspensos no canto direito. Depois, basta clicar em Arquivar. Para consultar o que está arquivado, também é muito simples. No seu perfil, clique nos três traços localizados no canto superior direito, depois, clique em Arquivar. Você pode, inclusive, visualizar (e compartilhar) seus Stories antigos.



10. Ajudar o algoritmo a mostrar só o que você gosta

Na aba Explorar, é possível encontrar fotos e vídeos que o Instagram julga ser interessante para o seu perfil, baseado nas suas interações na rede social. Mas, talvez você não saiba que, caso você encontre algo que não goste, pode informar ao Instagram que não quer mais receber esse tipo de notificação.


Passo a passo: > basta abrir a imagem indesejada; > tocar nos três pontinhos de opções e escolher Ver menos publicações como essa. Desta forma, o algoritmo entenderá que aquela imagem não te agradou e não mostrará mais conteúdos do tipo, deixando o feed com a sua preferência.



11. Extra!

Quer saber quanto tempo você passa na rede social do Instagram? Acesse seu perfil e clique nos três traços no canto superior direito. Clique em Sua atividade e depois em Tempo. Através desse recurso, além de saber o tempo médio que você utiliza com o Instagram, você também consegue configurar um lembrete do tempo que deseja ficar diariamente definido por você mesmo e configurar quais notificações do Instagram deseja receber.


Se você tem mais alguma dica ou dúvida, deixe nos comentários. =)


349 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page