top of page
  • Foto do escritorPaulo Vieira

O FUTURO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Atualizado: 25 de ago. de 2020

Escolas infantis precisam alterar seu formato urgentemente caso queiram sobreviver.


No universo infantil, o que mais me emociona é ver professoras ensinando o respeito, regras, diversão com tão pouco. Sim, meu pequeno, por exemplo, não tem regras tão bem estabelecidas em casa como na escola. Na escola ele come cenoura e adora espinafre (sim, eu já vi isso escondido), em casa faz cara de nojo (porque tem hambúrguer).


Então, uma escola infantil não é apenas ter educação, pelo contrário, é sobre ter uma série de atributos que complementam a educação.


É o exemplo, é o amor, é a alimentação. São tantos encaixes que a escola não é apenas mantenedora do ensinar. Tem até o caminho inverso, onde o filho educa o pai, pois aprendeu na escola. E seria arrogância nossa não dizer que aprendemos com eles, não basta apenas dizer para o outro, mas aceitar que é verdade.

Bom, mas o momento mudou, a pandemia revirou tudo nas escolas particulares (em especial escola infantil), e o que temos hoje é um cenário muitas vezes desesperador.

Fecho ou não fecho?

Por outro lado, os proprietários pensando em fechar, tendo que segurar professores, pessoal da limpeza, entre outros, para não atingir a família dos colaboradores. 

Mudanças terão que ser feitas. Alguns ainda irão enviar os filhos neste ano, outros não. Mas o que é importante saber? Quem passar da pandemia e conseguir sobreviver precisa estar apto a um novo ano. Um ano com novas exigências, um ano com uma comunicação diferente com os pais. Então não é uma escolha, se você vai continuar com sua escola ela precisa estar diferente, com uma "cara" diferente, pois todos irão alterar seu patamar (inclusive de preço, creio eu, pelos indicativos econômicos).

O que posso criar a mais?


O digital está aí na sua mão. Você precisa criar canais de comunicação diferente para pais e para prospecções, isso é muito fácil e vai salvar sua vida de precisar postando fotos (para pais que gostam e outros que não gostam). 

Vamos aos passos:

Site e Blog:

Você tem site? Ótimo, crie um blog. Você não tem site? Então crie um, com blog.

Hoje existem diversas ferramentas como Wordpress e construtores de site rápidos tipo WIX.


O ideal é ter um blog para incluir fotos das atividades de cada sala, organizar e poder colocar, inclusive, uma senha para cada pai acessar.

Mas por que não fazer isso nas redes sociais? Simples, uma porque você perde o foco de anunciar tarefas diferenciadas para quem não te conhece, conteúdos diversificados e acaba virando apenas um mural de fotos para os pais. Acredite! 

Redes Sociais:

Você pode anunciar para pais da região por um preço muito menor que mandar fazer folheto. Utilize o público que já tem nas redes sociais e e-mails para poder dobrar o alcance e anunciar apenas para o público certo. Você pode estudar em como fazer em (Facebook Business) ou adquirir um dos nossos cursos voltados a Redes Sociais :

Controle sua demanda:

O boca a boca é um fator importante, mas ele sozinho não pode ser o fator determinante de se encher uma escola. Você precisa de marketing. Mas não é a propaganda. É o marketing mesmo. São funções diferentes que irão promover sua escola acima da concorrência, para você voltar com tudo em 2021. Os diferenciais não estarão mais balizados por baixo, porque o mercado terá menos escolas, e elas brigarão ferrenhamente para conquistar novos alunos.

Crie diferenciais:

Hoje diversos aplicativos estão com preços promocionais durante a pandemia para que você experimente. Desde aplicativos que narram e contam histórias a brincadeiras colaborativas em grupo (online). Essas empresas estão como as 100 startups mais relevantes da América Latina e podem ser encontradas facilmente no Google. O importante é filtrar o que serve (e cabe no bolso).

Google:

O Google é o dono da informação quando se busca algo na internet. Tire proveito disso anunciando sua escola. Colocando as informações no card do Google e "pinando" seu negócio digitalmente para que seu público busque e entenda seus diferenciais.

Estes são alguns caminhos que você deve tomar para ontem. O importante é seguir passos estruturados e comunicar aos pais a cada tomada de decisão, para dividir com eles como a escola está se atualizando e, na próxima campanha de matrículas, sua escola estar por dentro de todos os movimentos digitais.


95 visualizações

Comments


bottom of page